• Proposta Educacional
  • Calendário
  • Comunicados
  • Lista de materiais 2017
  • O Colégio Van Gogh considera a fase do desenvolvimento da criança até os 6 anos, a mais fértil para o desenvolvimento da inteligência e da socialização. Nela, acontece o reconhecimento da identidade, o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de hábitos de alimentação saudável e higiene, os primeiros contatos com a leitura e a escrita, a convivência em sociedade e a conquista gradativa da autonomia.

A Educação Infantil hoje, ocupa um lugar de destaque na escolarização da criança. É neste espaço que ela recebe os cuidados que necessita para desenvolver toda a sua criatividade através do brincar, aprendendo em situações orientadas.

Acreditando na formação integral do educando, o Colégio Van Gogh busca, por meio de estratégias diversificadas, desenvolver projetos permanentes que contribuam para o seu desenvolvimento físico, intelectual e social do aluno.

Meio Ambiente: Plante esse sonho...preserve essa idéia!

• Tem por objetivo sensibilizar a criança em relação à necessidade de preservar a natureza e garantir a vida no planeta! Para isso utilizamos estratégias diferenciadas como a horta na escola, a separação do lixo reciclável, a utilização consciente da água, a proteção dos animais e a preservação da natureza, através do lúdico e da fantasia, linguagem muito apreciada pelas crianças.

Alimentação Saudável

• Comer, comer... nem sempre é o melhor para poder crescer!
    O desenvolvimento de hábitos de alimentação saudáveis e os cuidados com a saúde devem ser trabalhados desde cedo com as crianças. Muitas doenças hoje são causadas por uma alimentação inadequada e a falta de prevenção em relação à saúde.

Construindo Valores

• “... o mundo prega e estimula, o individualismo, o consumo, o egoísmo e a violência.”
    “ ...o que estamos oferecendo aqui é um convite e um desafio: Semear a Esperança”.

Diante da complexidade dos problemas e demandas do mundo contemporâneo, acreditamos que hoje, mais do que nunca, a educação deve ser agente privilegiado de mudanças que contribuam para o desenvolvimento das sociedades humanas, tendo em vista uma convivência mais fraterna, justa e harmoniosa entre os vários povos que habitam a Terra.

Assim, compartilhamos a idéia de que educar não pode ser a simples transmissão de conhecimentos e informações, voltada prioritariamente para à dimensão cognitivo do individuo.

A sociedade atual exige pensar a educação como formação integral, considerando a pessoa em todas as dimensões: cognitiva, afetiva, física, social, espiritual, ética.

Para isso, nosso projeto tem como fundamento o trabalho com valores humanos: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver.

Projeto Arte

• Este projeto tem como objetivo contribuir para o processo ensino-aprendizagem e pressupõe que a aula de Arte deve ser o espaço onde o aluno, além de poder expressar-se e experimentar as possibilidades e as limitações dos diferentes materiais, possa desenvolver outras habilidades, com um olhar cuidadoso, senso crítico e que consiga interpretar e julgar imagens e textos.

Deve oferecer oportunidades que permitam ao aluno desenvolver sua habilidade de leitura de imagens, por meio do contato com diferentes técnicas e linguagens visuais, desenvolvendo assim a capacidade de observar e planejar, que auxiliem em outras áreas do conhecimento.

Como estratégia são utilizadas obras de importantes artistas da pintura, ampliando também a cultura geral.

Musicalização Infantil

• A música é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral e especialmente na educação infantil. Está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.

Dia das Mães

SUPERMERCADO DAS VOGAIS: Jd. I